O DIA DE HOJE NA MÚSICA: 3 DE NOVEMBRO

3 11 2010

Fonte: This day in music

Nasceram na data de hoje:
1941: Brian Poole (The Tremeloes)
1946: Nick Simper (Johnny Kidd & The Pirates)
1946: Tommy Dee (John Fred and His Playboy Band)
1960: James Prime (Deacon Blue)
1962: Ian McNabb (Icicle Works)

Em 1957, a “Sun Records” lançou o single “Great Balls of Fire” de Jerry lee Lewis. O single vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo, ficando no topo das paradas britânicas e em 2º lugar nas paradas norte-americanas.

Em 1958, Elvis Presley saiu em manobra pela primeira vez com o 32º regimento do exército norte-americano, perto da divisa da Alemanha com a Tchecoslováquia.

Em 1960, Elvis Presley conseguiu seu quinto single nº 1 no Reino Unido com “It’s Now or Never”. O single, baseado na música italiana “O Sole Mio”, permaneceu no topo por oito semanas e deu a Presley seu primeiro nº1 após ter servido o exército.

Em 1963, os Beatles, The Brook Brothers, Peter Jay and the Jaywalkers, The Vernons Girls e The Kestrals se apresentaram no “The Odeon”, em Leeds, Inglaterra.

Em 1963, aconteceu a no “Hammersmith Odeon” a última apresentação de uma turnê britânica de 30 shows que trazia The Everly Brothers, Bo Diddley, The Rolling Stones, Mickie Most e The Flintstones. Cada atração fazia dois shows por noite.

Em 1964, durante uma turnê norte-americana dos Rolling Stones, um fã de 17 anos da banda caiu de um camarote durante um dos shows, em Cleveland, Ohio. O prefeito da cidade baniu shows pop por lá, dizendo: “Grupos como este não adiciona nada à cultura ou ao entretenimento”.

Em 1967, as filmagens do longa “Magical Mistery Tour” dos Beatles foi finalizada com uma sequência na casa de campo de Ringo, em Weybridge, Surrey. A BBC comprou os direitos para transmitir o filme duas vezes: a primeira transmissão, em preto e branco, foi agendada para 26 de dezembro de 1967, enquanto a segunda, que seria mostrada no canal  em cores BBC2 – que não era disponível para todos os ingleses – foi marcada para 6 de janeiro de 1968.

Em 1973, Neil Young se apresentou no “Palace Theatre”, em Manchester, Inglaterra, tendo o The Eagles como banda de abertura.

Em 1973, David Bowie conseguiu seu segundo álbum nº 1 no Reino Unido, quando “Pinups” começou uma estadia de cinco semanas no topo das paradas. O disco trazia Bowie fazendo covers de suas canções preferidas dos anos 60; sua versão para “Sorrow” do The Mersey chegou ao 3º lugar das paradas britânicas.

Em 1977, durante um show no “Empire Pool”, em Londres, Elton John anunciou sua aposentadoria de shows ao vivo.

Em 1979, o The Eagles iniciaram uma estadia de nove semanas no topo das paradas norte-americanas com o álbum “The Long Run”, o quarto álbum nº 1 do grupo nos Estados Unidos.

Em 1984, Paul McCartney atingiu o topo das paradas britânicas com o álbum trilha sonora do filme “Give Me My Regards to Broad Street”, que continha o single “No More Lonely Nights”, segundo lugar nas paradas britânicas.

Em 1987, David Bowie fez o primeiro de oito shows esgotados no “Entertainment Centre”, em Sydney, Austrália. Os shows faziam parte da “Glas Spider World Tour”.

Em 1990, 25 anos após ter sido gravada, o single “Unchain Melody” levou o The Righteous Brothers ao topo das paradas britânicas. A música havia sido utilizada no filme “Ghost”, com Patrick Swaize. Escrita por Alex North e Hy Zaret, “Unchain Melody” é uma das canções mais gravadas do século XX, com mais de 500 versões em centenas de idiomas diferentes.

Em 1991, um show gratuito foi organizado no “Golden Gate Park”, em São Francisco, para homenagear o promotor Bill Graham, que morreu num acidente de helicóptero na semana anterior. Crosby, Stills, Nash & Young, The Grateful Dead, Journey e Joan Baez foram as atrações.

Em 1993, morreu o inventor russo Leon Theremin, famoso por ter inventado o theremin, um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos. Ele estreou o instrumento numa apresentação com a Filarmônica de Nova Iorque em 1928.

Em 1995, Hootie & The Blowfish chegou a um acordo com Bob Dylan com relação ao uso feito pelo grupo, sem autorização, de uma letra de Dylan na canção “Only To be With You”.

Em 1997, o Metallica chegou a um acordo com um fã que alegava ter perdido o olfato ao ter caído de cabeça depois de ser atingido por outros fãs em um show da banda, quatro anos antes.

Em 2000, o Bon Jovi iniciou a perna norte-americana da “Crush Tour”, no “Independence Arena”, em Charlotte, Carolina do Norte.

Em 2002, Lonnie Donegan morreu no meio de uma turnê britânica e pouco antes de se apresentar com os Rolling Stones num show em tributo a George Harrison. Donegan tinha 71 anos e foi o pioneiro do Skiffle no Reino Unido, sendo o dono do hit de 1959, “Does Your Chewing Gum Lose Its Flavor”; do single nº 1 no Reino Unido em 1960, “My Old Man’s a Dustman”; “Rock Island Line” e mais 30 outras canções que chegaram ao top 40 no Reino Unido.

Em 2002, Santana estava no topo das paradas norte-americanas com o álbum “Shaman”, seu quarto disco nº 1 nos Estados Unidos.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

3 11 2010
Marcos Gonçalves

Não sabia que aquele disco do Paul tinha sido trilha sonora de um filme. Você já assistiu? E quanto a Unchained Melody eu tinha uma sensação engraçada. Aos 12 anos na época, para mim a música parecia ter muito mais que 25 anos de gravada, ehehe. PArecia do século XIX. Agora vejo que nem era tão velha assim, uhauhauha.

3 11 2010
Gabriel Gonçalves

Pois é, Marquêra, eu sabia que o disco era trilha sonora do filme, mas nunca tive a oportunidade de assistí-lo. Quanto à “Unchained Melody”, realmente ela tem um clima “mais antigo”. A versão original de “You’ve Lost That Lovin’ Feeling” também édo Righteous Brothers, mas prefiro as versões de Elvis e Johnny Rivers. Abração, meu velho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: