O DIA DE HOJE NA MÚSICA: 25 DE OUTUBRO

25 10 2010

Fonte: This day in music

Nasceram na data de hoje:
1944: Jon Anderson (Yes)
1947: John Hall (The Equals)
1948: Glenn Tipton (Judas Priest)
1951: Richard Lloyd (Television)
1955: Matthias Jabs (Scorpions)
1962: Chad Smith (Red Hot Chili Peppers)
1963: John Leven (Europe)

Em 1958, Cliff Richard fez sua estréia nas rádios britânicas, no programa Saturday Club” da BBC.

Em 1963, os Beatles iniciaram sua primeira turnê na Suécia, fazendo dois shows no “Nya Aulan”, em Karlstad. O crítico local de música pop não ficou impressionado, dizendo que os Beatles deveriam ser gratos pelo fato de suas fãs estridentes abafarem a terrível performance do grupo, e ainda adicionou que os Beatles não tinham nenhuma importância musical e que o grupo local que fez a abertura, The Phamtoms, decididamente arrasou com eles.

Em 1964, os Rolling Stones apareceram pela primeira vez no “The Ed Sullivan Show”, em Nova Iorque, tocando “Around and Around” e “Time is on My Side”. Uma confusão aconteceu no estúdio, o que fez com que Sullivan declarasse: “Prometo que nunca mais eles estarão no programa novamente”. Posteriormente os Rolling Stones retornaram ao programa mais cinco vezes entre 1965 e 1969.

Em 1967, o The Who, Tremeloes, Traffic, Herd e Marmelade se apresentaram no “Sheffield City Hall”, Inglaterra.

Em 1968, o Led Zeppelin tocou na “Universidade de Surrey”, Inglaterra. Apesar de haver informações não confirmadas de shows anteriores, este parece ter sido o primeiro show da banda com o novo nome, após se apresentaram inicialmente sob a alcunha de The New Yardbirds. Em 2003, um pôster do show em Surrey foi vendido por £ 2.400 num leilão.

Em 1968, foi lançado o álbum duplo de Jimi Hendrix, “Electric Ladyland”. Ele também foi disponibilizado como dois discos separados e com a arte modificada, após haver reclamações sobre as mulheres nuas fotografadas na capa. As modelos femininas receberam cinco libras pela sessão de fotos e mais cinco se posassem completamente nuas.

Em 1969, o single “Sugar Sugar” do The Archies estava no topo das paradas britânicas. Ele permaneceu em primeiro por oito semanas e também foi o nº 1 nos Estados Unidos, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. Os Archies eram uma banda de Rock baseada em personagens de histórias em quadrinhos.

Em 1970, falando numa conferência para as rádios norte-americanas, o presidente Richard Nixon pediu para que os programadores banissem canções que tivessem referências às drogas.

Em 1974, Al Green (cantor norte-americano de Soul) estava tomando banho na sua casa em Memphis, quando sua ex-namorada entrou de surpresa e derramou mingau fervendo sobre ele. Ela então foi para outro cômodo e se matou com a arma de Green. O cantor sofreu queimaduras de segundo grau.

Em 1975, Art Garfunkel estava no topo das paradas britânicas com o single “I Only Have Eyes For You”. Escrita em 1934 para o filme “Dames”, a canção deu o 2º lugar nas paradas para Bem Selvin em no mesmo ano e se tornou um hit para o The Flamingos em 1959.

Em 1979, Bob Marley and The Wailers tocaram o primeiro de quarto shows esgotados no “Apollo Theater”, no Harlem, bairro da cidade de Nova Iorque.

Em 1985, o R.E.M., The Smiths e Tom Waits tocaram no programa “The Tube”, gravado no “Tyne Tree Televison Studios”, em Newcastle, Inglaterra.

Em 1986, Bon Jovi chegou ao topo das paradas norte-americanas com o álbum “Slippery When Wet”. Contendo dois singles que foram nº 1 nas paradas, “You Give Love a Bad Name” e “Livin’ On a Prayer”, o álbum vendeu 8 milhões de cópias em todo o mundo.

Em 1986, pela primeira vez na história da “Billboard Hot 100”, as três primeiras posições foram ocupadas por artistas femininas. Cindy Lauper com “True Colors” ficou no primeiro lugar, Tina Turner com “Typical Male” ficou no segundo e Janet Jackson com “When I Think of You” no terceiro.

Em 1986, o guitarrista e vocalista do Dire Straits, Mark Knofler, quebrou a clavícula num acidente durante uma corrida de carros entre celebridades, que aconteceu antes do Grande Prêmio da Austrália de Formula 1.

Em 1989, o Nirvana e o Tad tocaram no “Duchess of York”, em Leeds, Inglaterra. As duas bandas estavam na terceira noite de sua primeira turnê européia.

Em 1997, após cair do palco ao tentar pegar uma palheta de guitarra, Johnny Cash anunciou durente um show em Michigan que sofria da Doença de Parkinson.

Em 2001, seis anos após a morte de Jerry Garcia (Grateful Dead), 13 escritórios de advocacia ainda estavam envolvidos em processos reivindicatórios com relação aos seus bens imobiliários, avaliados em US$ 10 milhões. Antigas esposas e namoradas continuaram brigando sobre como distribuir seus bens e royalties anuais de US$ 4,6 milhões.

Em 2003, a enteada de Johnny Cash, Rosey Nix Adams e seu contrabaixista, Jimmy Campbell, foram encontrados mortos no ônibus da turnê, em Clarksville, Tennessee, envenenados por monóxido de carbono. Os aquecedores que haviam sido deixados ligados foram os culpados pelo acidente.

Em 2004, John Peel morreu aos 65 anos, em Cuzco, no Peru, vítima de um ataque do coração. Ele foi o DJ que ficou mais tempo na BBC e o primeiro a introduzir os Ramones, Roxy Music, The Smiths, The Fall, Rod Stewart, Blur, Sex Pistols, T. Rex e muitos outros para as massas. Ele fundou a “Dandelion Records” em 1969, que lançou discos de Kevin Coyne, Bridget St John e Medicine Head. Ele também era conhecido pelas “Peel Sessions” (gravações ao vivo no estúdio da rádio, coordenadas por ele). Peel foi nomeado Oficial do Império Britânico em 1998.

Anúncios

Ações

Information

12 responses

25 10 2010
Roberto A

isso de dia na música sei não hein bro…
mas os peitinhos tá tudo ok. bola dentro…

25 10 2010
Gabriel Gonçalves

rs… Esse álbum de Jimi é sensacional! Inclusive ele foi o tema de um dos DVD’s da série “Classic Albums”. Abraço, meu velho!

26 10 2010
Roberto A

A única coisa realmente relevante no post é…

ele comeu todas as minas da capa ou não?

26 10 2010
Gabriel Gonçalves

rs… Bicho, agora fiquei preocupado com seu súbito interesse pela vida sexual de Hendrix, rs… Bom, não sou fiscal do pau dele, mas pela fama, é bem possível que ele tenha catado boa parte delas, rs. Abração, cara!

26 10 2010
Roberto A

Na verdade o que me entusiasmou mesmo foi os peitinhos,,

kk

ABRAXX

26 10 2010
Gabriel Gonçalves

rs… Você não conhecia este disco de Hendrix, meu velho?

27 10 2010
Roberto A

não, e ainda não o ouvi na íntegra. por isso me surpreendi com a capa. tenho um cd duplo remasterizado dele que é animalesco.

27 10 2010
Gabriel Gonçalves

Ouça, Roberto! Aliás não sei como você pôde viver até hoje sem ter escutado este disco, rs… Abração, meu velho!

27 10 2010
Roberto A

peixe, o cd que comentei acima que tenho fodástico é o experiencie hendrix, duplo remasterizado, e só pra dar um gostinho a mais, comprado em pleno rock in rio de 2001, numa das lojas que colocaram lá…

ABRAXX

27 10 2010
Gabriel Gonçalves

Fala, Roberto! O que você tem é o “Are You Experienced?” ou uma coletânea? Bom, de qualquer jeito, Hendrix é foda. Abração, cara!

27 10 2010
27 10 2010
Gabriel Gonçalves

Fala, Roberto! Sei qual é este disco, meu vellho. Bela coletânea mesmo. Abração, meu velho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: