ESPECIAL: SEMANA RONNIE JAMES DIO – PARTE VII

23 05 2010

Leia a parte I do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/17/especial-semana-ronnie-james-dio/

Leia a parte II do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/18/especial-semana-ronnie-james-dio-parte-ii/

Leia parte III do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/19/especial-semana-ronnie-james-dio-parte-iii/

Leia parte IV do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/20/especial-semana-ronnie-james-dio-%e2%80%93-parte-iv/

Leia parte V do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/21/especial-semana-ronnie-james-dio-%e2%80%93-parte-v/

Leia parte VI do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/22/especial-semana-ronnie-james-dio-%e2%80%93-parte-vi/

Chegamos à última parte do especial SEMANA RONNIE JAMES DIO, que teve a finalidade de homenagear este grande artista que deixou milhões de fãs órfãos no último domingo, 16 de maio.

Neste derradeiro capítulo você confere mais uma reunião do Sabbath, sob o nome de Heaven and Hell, a morte do mestre e as reações que o fato suscitou em todo o mundo.

DA TERRA PARA A HISTÓRIA: HEAVEN AND HELL, A PARTIDA E REPERCUSSÕES

Em 2006 Dio, Iommi, Butler e Appice se reuniram num estúdio para gravarem três faixas recém compostas para a coletânea Black Sabbath: The Dio Years, que trazia uma seleção das melhores músicas desta formação, além das três faixas inéditas. Para promover o trabalho, a banda saiu em turnê sob o nome de Heaven and Hell – a mudança serviu para deixar claro que só seriam tocadas músicas dos discos gravados com Dio.

Novamente juntos.

Como registro desta tour, foi lançado o CD e DVD Live From Radio City Music Hall, que mostrou uma banda primorosa, com todos os integrantes tirando o melhor de seus insrumentos. O resultado dos shows e a constatação de que a química entre a banda permanecia intacta os impulsionou a voltarem para o estúdio, desta vez para gravarem um álbum completo de músicas inéditas.

Capa do ao vivo Live From Radio City Music Hall. 

O resultado desta empreitada é o disco The Devil You Know, lançado em 2009, sucesso entre os fãs e críticos. A bolacha é uma aula dos mestres do Heavy Metal para a nova geração de apreciadores do estilo, sendo a abertura com Atom and Evil uma excelente escolha. Se o apocalipse tiver uma trilha sonora, essa canção é uma boa pedida.

Tony Iommi destila solos belos, executados na medida certa, emanando elegância, sensibilidade e precisão; Dio mostra que uma garganta perto de completar 70 anos pode descer a porrada em muita garotada por aí. É inacreditável como a voz desse cara não havia mudado em nada desde os anos 70! Butler e Appice mantém a cozinha fervendo, com muito talento.

Capa do espetacular The Devil You Know

Mais uma vez é difícil apontar um destaque no trabalho, mas a terceira faixa, Bible Black, é uma preciosidade. Dio dá uma aula de interpretação aqui, o que pouquissimos vocalistas conseguem fazer, enquanto Iommi arremessa riffs cortantes, como sempre. The Devil You Know, sem dúvidas, ganhou importância histórica por ter sido o canto dos cisnes de Dio, e pode ser considerado um grande legado para o vocalista, sem dever nada aos seus trabalhos mais clássicos.

Para promover o disco, foi lançada a Bible Black Tour, que durou de 5 de maio a 29 de agosto de 2009, e passou pelo Brasil, onde a banda tocou em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em novembro de 2009, Dio soltou uma nota informando que havia sido diagnosticado com cancêr no estômago, entretanto que a doença estava em seus estágios iniciais e que as chances de cura eram boas. A esposa do mestre, Wendy Dio, era quem mantinha os fãs e imprensa informados das novidades, e as notícias eram bem promissoras, ainda mais depois que o Heaven and Hell divulgou algumas datas de shows que fariam junto com o Iron Maiden em 30 de julho e 11 de agosto de 2010.

Em 4 de maio a tour foi cancelada por causa de complicações na saúde de Dio, gerando muita preocupação entre os fãs. Em 16 de maio de 2010, às 7h45 da manhã, exatamente um ano após a passagem do Heaven and Hell pelo Brasil, O Heavy Metal ficou orfão. Dio não resistiu ao cancêr e partiu da Terra para entrar para a história. A notícia de sua morte devastou o mundo do Rock n’ Roll ao redor do globo, gerando incontáveis manifestações de pesar:

Lars Ulrich, baterista do Metallica, publicou uma emocionante carta aberta sobre a importãncia de Dio em sua vida. Para ler a carta, basta clicar aqui.

Ritchie Blackmore (Deep Purple /Rainbow/Blackmore’s Night):
“Ronnie tinha uma voz única e incrível. Sentiremos muito sua falta no mundo do rock n´ roll.”

Kiss:
“Lamentamos a trágica passagem do grande Ronnie James Dio. Além de sua poderosa habilidade vocal, Ronnie era um verdadeiro cavalheiro, que sempre mostrou muito carinho e amizade para conosco e todos ao seu redor. Sentiremos sua falta”.

Veja o trecho de um show do Kiss onde Paul Stanley homenageia Dio:

Sebastian Bach (Skid Row/Solo):
“Chorando agora mesmo em memória do meu herói e amigo Ronnie James Dio. Eu fiz shows e trabalhei com ele, e o amei minha vida inteira. Muito obrigado. O mundo perdeu um dos melhores.”

Slash (Guns n ‘Roses/Velvet Revolver):
“Ronnie Morreu às 7:45 na manhã de hoje, mas sua música viverá para a eternidade.”

David Coverdale (Deep Purple/Whitesnake):
“Estou muito triste em ouvir que Ronnie se foi… Meus pensamentos, preces e condolências à sua família e amigos.”

Mike Portnoy (Dream Theater):
“Descanse em paz, Ronnie James Dio… um dos melhores de todos os tempos. Parece que Dime (Dimebag, PANTERA), Rhandy (Rhoads, OZZY OSBOURNE), Cliff (Burton, METALLICA) e Bonzo (John Bonham, LED ZEPPELIN), acabaram de achar um vocalista. Este é um dos dias mais tristes que o metal já teve.”

Judas Priest:
“Nós estamos preenchidos com uma grande tristeza com a terrível notícia sobre nosso amigo Ronnie James Dio. Nossas condolências e amor vão para Wendy e família. Ronnie foi um homem maravilhoso e sua perda é lamentável.”

Twisted Sister:
“Os membros do Twisted Sister, junto com milhões de fãs ao redor do mundo lamentamos a morte de nosso amigo Ronnie James Dio. Ronnie não era somente um gigante na cena metálica mundial, mas também uma das pessoas mais legais que você poderia conhecer. Começando em 1983 quando fizemos nossa primeira turnê juntos no Canadá, e continuando durante os últimos sete anos que tocamos em vários festivais ao redor do mundo, Ronnie era um dos mais apoiadores e graciosos membros da música. Nossos pensamentos e preces estão com Wendy (esposa) e família de Ronnie.”

Glen Hughes (Deep Purple/Black Sabbath/Trapeze/Solo):
“Hoje é um dia muito triste… Eu perdi um amigo muito querido. Ronnie era um verdadeiro líder do heavy metal… um ícone e um visionário… Nunca haverá outro como ele. Ronnie me deu sabedoria, e mostrou grande compaixão desde quando estava no ELF, todos estes anos, quando estávamos em turnê juntos no meu tempo com o Deep Purple. Ele foi um maravilhoso e gentil professor. Eu sentirei sua falta, companheiro.”

Rowan Robertson (guitarrista do Dio no disco “Lock Up the Wolves”):
“Fui um privilegiado em fazer parte da vida e da música de Ronnie James Dio. Meus sentimentos aos familiares.”

Danny Vaughn (Tyketto):
“Ainda estou balançando a cabeça de forma negativa ao pensar que Ronnie James Dio se foi. Realmente machuca pensar que ele morreu.”

Anthrax:
“Dio, Deus em italiano. Palavras não farão justiça, então nem tentaremos.”

Iron Maiden:
“É com grande tristeza que ficamos sabendo que Ronnie perdeu sua batalha contra o câncer de estômago, e as nossas sinceras condolências vão para sua esposa Wendy e sua família neste momento terrível.

Desde o começo no ELF, Black Sabbath e DIO, até seus dias mais recentes à frente do HEAVEN & HELL, Ronnie, desde sempre provou seu talento como vocalista, sempre dando tudo de si para seus fãs e sua música.
Ronnie não foi apenas um vocalista incrivelmente talentoso, mas também uma pessoa maravilhosamente afável, inteligente e generosa e essa pessoa brilhou tanto em cima quanto fora do palco, deixando uma marca positiva em todos que entraram em contato com ele. Um amigo de longa data do Maiden, que tocou vários shows juntos ao longo dos anos e vamos todos sentir muito sua falta.

O mundo perdeu um talento insubstituível e, em primeiro lugar, um dos melhores seres humanos que você poderia sempre querer conhecer.
Steve, Bruce, Adrian, Dave, Janick, Nicko e Rod”.

Brian May (Queen):
“É um choque saber que Ronnie se foi. Mesmo sabendo de sua luta contra o câncer há algum tempo, ele o combateu, e por sua personalidade incrivelmente otimista, pensei que fosse viver para sempre.

Bem, ele lutou até o fim, estava se preparando para voltar em turnê. Eu sei que isso será um golpe muito duro para o meu amigo Tony Iommi. Quando encontrei Ronnie pela última vez, em Los Angeles, ele continuava cheio de vida e positividade, como sempre o conheci, e cantou como uma tempestade à frente do HEAVEN AND HELL no Anfiteatro Universal.

Na minha opinião, Ronnie foi um dos criadores do gênero Heavy Metal. Eu não sou um especialista em sua obra – há muita gente que conhece mais do que eu – mas nossos caminhos se cruzaram várias vezes ao longo dos anos, e eu vislumbrava claramente o seu espírito original e sua personalidade.

Ele não tinha nenhum desejo pela fama. Não se portava como uma celebridade. Ele adorava o que fazia (cantar). Assim, para seus milhões de fãs, havia um sentimento inquestionável de honestidade em sua personalidade, suas canções, e suas performances. Suas letras eram bem particulares, ao melhor estilo Heavy Metal, e influenciaram muitas bandas ao longo dos anos.

Para mim, era como se sua mente operasse em camadas – na superfície, um cantor que trabalhava pesado e honestamente, com grande humildade e forte senso de humor – e, embaixo, no mundo de suas canções, seu subconsciente parecia ser preenchido por duendes de todos os tipos. Suas letras, escuras e misteriosas, sempre representaram a espada da bondade no triunfo sobre o mal.

Eu não sei se ele inventou a saudação ‘Devil-Horn’ (gesto usando os dedos indicador e mindinho), mas ele foi certamente o homem que, mais do que nunca, fez dele um símbolo universal, uma saudação mundial ao Metal. Ele era muito querido na comunidade de Rock, e fará muita falta.”

RIP Ronnie,
Bri

Lemmy (Motorhead)
“Estou realmente chocado, ainda mais que ele parecia estar se recuperando (quando o vi) no show Golden Gods de Los Angeles, California. Bon Voyage, Ronnie, descanse em paz.”

Rob Halford (Judas Priest/Fight)
“A voz de RONNIE JAMES Dio vai viver para sempre, e continuará a emocionar e inspirar os cantores de todo o mundo. Ele era um querido amigo, e assim como milhares de headbangers, vou sentir falta dele profundamente”.

Craig Goldy (Dio)
“Palavras simplesmente me faltam agora. Há um buraco na minha alma e eu não estou apto a compreender o que aconteceu. As palavras, que foram um dos muitos recursos criativos de Ronnie, parecem ter se tornado agora a minha fraqueza. Por favor, me perdoem se eu me perder no meu intuito de homenagear o mais incrível homem que já conheci. Ronnie James Dio é e foi mais do que um músico lendário, amigo e companheiro de banda, ele foi a minha família. Ele é a razão de alguém eventualmente saber quem eu sou e por que eu existo. Ele me resgatou de dormir em um carro nas estradas de San Diego e Los Angeles e me trouxe para dentro desse mundo onde sonhos se tornam realidade, onde a gentileza com fãs e estranhos, o carinho, a humildade e a integridade são fundamentais e onde a criatividade poderia ser algo sem limites e mudar as vidas das pessoas para sempre. Eu sei que ele mudou minha vida, não apenas por meio de sua música e pela voz, a habilidade ímpar que o tornou uma lenda, mas sobretudo por ser quem ele era como pessoa e pela forma como tratou a mim e a todos com quem teve contato, direta ou indiretamente. Ele foi tão bom para mim. Eu tenho inúmeras memórias de sua gentileza e bondade, não apenas comigo ou com os fãs, mas inclusive com estranhos também. Fui apresentado a seu talento antes de eu conhecer o homem. Por causa de seu incomparável talento para as letras, eu o conheci antes mesmo de conhecê-lo de fato. Ele adorava ler para mim as suas letras antes de gravar as músicas às quais elas pertenceriam, pois ele sabia que eu decifraria o código e entenderia o que ele queria dizer, antes mesmo que ele tivesse que traduzi-las para mim. Ele adorava ser compreendido e eu o compreendia, e foi aí que a nossa ligação especial começou muitos anos atrás. Todos nós sofreremos pela música que ainda poderia e deveria ser feita. Contudo, seremos eternamente gratos pela música, pelo homem e pela lenda que nos foi dada por um período de tempo tão curto. Descanse em paz, querido amigo. Eu sentirei muito a sua falta, sempre e para sempre”.

Discografia do Heaven and Hell:

Live from Radio City Music Hall – 2007
The Devil You Know – 2009

Confira o videoclip da canção Bible Black.

Esta foi a vida e obra do eterno Ronnie James Dio. Como todos têm dito: “O homem se foi, mas sua lenda será lembrada eternamente”.


Ações

Information

4 responses

25 05 2010
Marcos Gonçalves

Comentando comentários preferidos dos rockers sobre Dio:

Achei o de Sebastian Bach o mais sincero e intimista. O cara é gente fina mermo. Vi ele bem de perto no palco do show do Guns em Brasilia e ele é isso mesmo que transpareceu no texto. O de Brian May não é um comentário. É um texto muito belo e bem escrito pra cacete. Vai ser bom assim no inferno.

25 05 2010
Gabriel Gonçalves

O de Sebastian Bach foi foda mesmo, mas tem outros que são de arrepiar também, como o do Anthrax. É impressionante o que a morte de Dio suscitou na cena Hard/Heavy. Abração, man.

26 05 2010
Karin

Poxa…chorei com os comentarios dos caras…Dio era mesmo muito querido. 😦

26 05 2010
Gabriel Gonçalves

Era mesmo. É unanimidade entre todos que Dio era sensacional. A repercussão que morte dele causou pode ser comparada, guardadas as devidas proporções, com a de John Lennon.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: