ESPECIAL: SEMANA RONNIE JAMES DIO – PARTE IV

20 05 2010

Leia a parte I do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/17/especial-semana-ronnie-james-dio/

Leia a parte II do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/18/especial-semana-ronnie-james-dio-parte-ii/

Leia parte III do especial:

https://imprensarocker.wordpress.com/2010/05/19/especial-semana-ronnie-james-dio-parte-iii/

E cá estamos na quarta parte do especial SEMANA RONNIE JAMES DIO, homenageando este grande artista que nos deixou no último domingo. Apontado como referência por nove entre dez vocalistas de Metal, o corpo pode ter ido, mas o mestre irá viver eternamente na sua arte. Ele estará para sempre onde alguém estiver escutando suas músicas.

Nesta parte do especial, Dio dá um grande passo profissional e segue carreira solo. O resultado não poderia ter sido melhor. Confira a IV parte da SEMANA RONNIE JAMES DIO.

UM ARCO-ÍRIS NO ESCURO: CARREIRA SOLO

Em 1982, após um desentendimento com Tony Iommi, Dio resolve deixar o Black Sabbath para seguir carreira solo. Em entrevista ao jornalista Ricardo Batalha (editor-chefe da revista Roadie Crew), Dio comenta sobre esta decisão: “não queria mais que outros controlassem a minha vida. Musicalmente, sabia que estava maduro o suficiente para compor boas músicas”. E como estava!

Em maio de 1983 é lançado o Holy Diver, um dos mais cultuados discos de Heavy Metal de todos os tempos. Na bolacha, todas as músicas são impressionantes, entretanto duas se destacaram: a faixa título e a Rainbow in The Dark, dois hinos imortais do Metal. A banda que acompanhou o cantor também era de primeira categoria: Vinny Appice (que deixara o Sabbath junto com Dio) na bateria, um desconhecido e muito talentoso jovem chamado Vivian Campbell (que mais tarde fez parte do Def Leppard e Whitesnake) na guitarra, e seu ex-companheiro de Rainbow, Jimmy Bain, no baixo.

Capa do Holy Diver. Mais um clássico na carreira de Dio

Menos de um ano depois, em janeiro de 84, sai o segundo álbum da carreira solo do cantor: The Last In Line. Capitaneado pelo grande sucesso da faixa de abertura, We Rock, Dio mais uma vez presenteia o fãs com um clássico. O álbum hoje é apontado como o preferido por muitos fãs espalhados em todo o mundo.

Na tour do disco, Dio não poupou esforços para entregar aos fãs o melhor show que eles poderiam ter: gigantescos e extravagantes cenários que contavam com dragões cuspindo fogo, além de jogos de raio-lasers. Fora tudo isto, a música, obviamente, era de primeira.

No ano seguinte mais um álbum é posto no mercado. Sacred Heart é lançado trazendo consigo o selo de garantia de qualidade Ronnie James Dio, e no mesmo ano o disco conquistou disco de ouro ao vender 500 mil cópias. Mais uma vez Dio destila sua genialidade em todas as faixas, com destaque para Sacred Heart, Rock N’ Roll Children e Hungry For Heaven. Este foi o último disco de Dio a ter os serviços do guitarrista Vivian Campbell, que depois passou pelo Whitesnake e Def Leppard ( banda na qual está até hoje).

Dio encarna um dos personagens de suas canções.

A tour do Sacred Heart rendeu um disco ao vivo chamado Intermission. Lançado em 85, o disco, além de trazer um apanhado da carreira solo do cantor – e um medley com duas canções da época de Rainbow – presenteou os fãs com uma música inédita intitulada Time to Burn.

No mesmo ano Dio ainda teve fôlego para capitanear um projeto único na história do Metal: reunir dezenas de astros da música pesada para gravar um single – nos moldes do mais que famoso We Are The World – com a finalidade de arrecadar fundos para as crianças Africanas.

Esta aventura fica para o próximo capítulo do especial SEMANA RONNIE JAMES DIO. Até a próxima!

Discografia da carreira solo do Dio (1ª Parte):
Holy Diver – 1983
The Last in Line – 1984
Sacred Heart – 1985
Intermission (Ao Vivo) – 1985

Veja Dio cantando Rainbow in The Dark.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: